Caixa Hidráulica


Podemos dizer que ela é uma combinação de peças e de engrenagens que tem como objetivo levar o movimento do volante para as rodas com o mínimo de esforço do condutor.

●       bomba hidráulica;

●       reservatório de óleo;

●       tubulação de baixa e alta pressão;

●       caixa de direção.

A bomba mantem o sistema pressurizado e ao virar o volante  aciona uma válvula direcionadora  da  caixa que permite entrada de fluido sobre pressão para uma das duas câmaras da caixa ocorrendo o ‘esterçamento’ das rodas na direção esperada.

Quais são os tipos de caixa de direção?

Existem quatro tipos de caixas de direção. Confira, a seguir, detalhes de cada um deles.

Direção mecânica

Este sistema é formado por uma coluna, a árvore de direção, a caixa de direção, barras e braços. Também é conhecido como direção manual e é o sistema mais simples, pois não usa recurso para auxiliar o seu acionamento. Neste caso todo o esforço é feito pelo motorista ao girar o volante, que é bem mais pesado e exige mais espaço para realizar as manobras.

Direção hidráulica

São poucos os veículos que ainda saem de fábrica, no Brasil, sem um sistema de direção assistida, como é a caixa de direção hidráulica. Ela auxilia no esterco das rodas e permitem que  as manobras realizadas no veículo fiquem mais leves. Uma bomba — que é acionada pelo próprio motor do carro — eleva a pressão do óleo, que passa a agir quando o condutor efetua os movimentos com o volante.

Há uma válvula direcionadora, no conjunto da direção, que abre e fecha quando é detectado algum movimento no volante.