Common Rail


Em um motor comum, a injeção de combustível para os cilindros ocorre por meio de vários tubos separados. Já no sistema de injeção Common Rail, a bomba de combustível envia todo o líquido constantemente para um único tubo, como diz o nome, gerando alta pressão.

Caso a pressão do tubo se torne muito alta, há uma válvula de escape que leva o gasóleo de volta ao tanque.

A partir desse tubo, o combustível é distribuído para todos os cilindros do motor. Como todos recebem a mesma pressão a partir de uma única bomba, o gasto de energia e combustível do motor é bem reduzido.

O sistema de injeção Common Rail é utilizado em motores eletrônicos, que possuem uma unidade de comando que monitora as condições do motor. A partir dos dados coletados, como temperatura, pressão do tubo e pressão do pedal, ele regula as válvulas que liberam combustível para cada pistão de forma independente, garantindo que não haja desperdício.

Em alguns casos, a unidade pode dividir o processo em fases menores, como pré ou pós-injeção, com o intuito de melhorar a combustão.

Quais são suas vantagens?

A primeira vantagem do sistema de injeção Common Rail é a performance. Como a unidade de comando pode regular a injeção de combustível de modo a maximizar o processo de combustão, é possível fazer arranques a frio e obter melhores resultados mesmo em baixa rotação.

Além disso, esse melhor funcionamento gera maior eficiência no consumo de combustível, já que será obtido o máximo de combustão com cada mililitro injetado. Assim, o motorista pode obter um carro com bom desempenho e dirigibilidade que também seja econômico no consumo de bateria e combustível.

E a menor queima indica redução de emissão de gases poluentes, tornando este um motor de combustão interna mais ecológico.

Que tipo de veículo usa o sistema de injeção Common Rail?

Esse tipo de injeção é um dos mais utilizados nos motores a diesel na Europa. Cada fabricante possui suas próprias especificações técnicas, com algumas variações no processamento eletrônico, mecânico e na regulagem da pressão.

Além disso, o sistema é aplicado em quase todo tipo de carro, desde os modelos populares compactos até veículos maiores voltados para o off road.